segunda-feira, 1 de março de 2010

Sacerdotes egípcios gulosos... e com colesterol elevado?

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, revela que a dieta dos sacerdotes do Antigo Egipto era pouco saudável e continha, nomeadamente, um alto teor de gorduras saturadas que contribuem para a formação de placas de cálcio nas artérias.

Esta conclusão é baseada em hieróglifos descobertos nas paredes de vários templos e também na análise de múmias de sacerdotes, que apresentam traços inconfundíveis de danos arteriais e de doenças cardíacas.

Os sacerdotes egípcios antigos oferendavam os seus deuses três vezes por dia com quantidades generosas de carne de vaca, aves, pão, frutas, legumes, bolos, vinho e cerveja. Terminada a cerimónia, eles levariam essas iguarias para casa e, ao que tudo indica, tratavam de as consumir.

Rosalie David, a principal responsável pelo estudo, acredita que a mensagem não poderia ser mais sugestiva: "vive como um deus e vais pagá-lo com a tua saúde". Fica provado que as artérias bloqueadas devido a uma dieta rica em gorduras não são uma doença moderna, remontando o problema às civilizações antigas.

Fonte: RIA Novosti / http://www.egiptologia.com (Roberto Cerracin)


Pois... não me parece que fosse o camponês egípcio a ter problemas destes na antiguidade. Já hoje em dia, talvez as camadas da população com menor poder compra estejam bem mais susceptíveis a ter doenças devido a uma alimentação incorrecta e menos variada.

Sem comentários:

Enviar um comentário